IVISA FAZ CAMPANHA PARA ESTIMULAR ADOÇÃO DE ANIMAIS ESPECIAIS

• IVISA FAZ CAMPANHA PARA ESTIMULAR ADOÇÃO DE ANIMAIS ESPECIAIS
Publicado em 14/06/2023 - 17:23  |  Atualizado em 14/06/2023 - 17:43
Lucky passou por uma otite severa e ficou com problemas neurológicos que atrapalham sua mobilidade

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio) está fazendo uma campanha pelas redes sociais para incentivar a adoção de animais com condições especiais. São cães e gatos que foram tratados após sofrer acidentes ou doenças graves e acabaram ficando com sequelas. Atualmente, há seis animaizinhos especiais nas unidades veterinárias do IVISA-Rio, em Santa Cruz e na Mangueira, à espera de uma família que lhes dê amor e carinho.

Entre os gatos, o cinzento Guerreiro foi curado da esporotricose, mas ficou com uma deformidade no nariz. A frajolinha Kelly, de 2 anos e muito mansa, é cega do olho direito. Lucky, um peludo preto e branco, sofreu uma otite severa e ficou com problemas neurológicos que atrapalham sua mobilidade.

A cadelinha Pérola não tem um pezinho traseiro, mas tem energia de sobra para gastar, como todo filhote. Outros dois doguinhos, já idosos, sofreram amputação de uma das pernas. Lulu perdeu uma traseira e Foquinha, uma dianteira.

Os velhinhos, aliás, são outro grupo de animais também alvo de campanha para estimular a adoção. São cães e gatos que sofreram uma vida inteira de abandono e agora aguardam uma família para lhes dar carinho e dias tranquilos na terceira idade.

Para adotar, é preciso ter mais de 18 anos e apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência. Os animais são castrados, vermifugados, vacinados e microchipados com Registro Geral de Animais e, apesar das sequelas ou condições relacionadas à idade avançada, estão saudáveis e prontos para dar e receber muito amor. É fundamental que os interessados tenham consciência das responsabilidades assumidas ao decidirem levar um bichinho para casa, seja ele portador de condições especiais ou não.

Além dos animais especiais, as unidades de atendimento veterinário do IVISA-Rio têm diversos de cães e gatos à espera de um lar. O processo de adoção pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, Mangueira) ou no Hospital Veterinário do Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (Largo do Bodegão, 150, Santa Cruz).

Fotos dos animais e peças da campanha estão disponíveis aqui.

O INSTITUTO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, VIGILÂNCIA DE ZOONOSES E DE INSPEÇÃO AGROPECUÁRIA (IVISA-Rio), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio), é o órgão responsável pela proteção e defesa da saúde da população, por meio da prevenção de riscos provocados por problemas higiênico-sanitários em atividades, serviços e produtos de interesse à saúde.

Os serviços do IVISA-Rio incluem ainda a educação sanitária, por meio de cursos gratuitos para cidadãos e profissionais de diversas áreas; a inspeção e o controle de doenças transmitidas entre animais e seres humanos, entre outras atividades.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Rua do Lavradio, 180
    Centro, Rio de Janeiro/RJ CEP: 20230-070

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
    Dias Úteis: 9h às 16h

LICENCIAMENTO SANITÁRIO:
    ivisario.licenciamento@gmail.com

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO:
    (e-mail exclusivo para a imprensa)
    comunicacao.ivisa@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746 ou (21) 3460-1746, quando estiver em uma cidade com o código de área diferente do 21.

PORTAL:
    www.1746.rio