Perguntas e respostas sobre o SISBICHO

• Perguntas e respostas sobre o SISBICHO
Publicado em 12/04/2023 - 18:12  |  Atualizado em 01/02/2024 - 16:21

1. O que é o Sisbicho?

É uma plataforma digital criada pela Prefeitura do Rio para viabilizar o Registro Geral de Animais, que pode ser feito nas unidades de atendimento veterinário do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agro pecuária (IVISA-Rio), em estabelecimentos credenciados pelo IVISA-Rio e em ações itinerantes por toda a cidade.

2. Sou médico-veterinário autônomo, com atendimento em domicílio. Como faço para me credenciar para chipar e registrar cães no Sisbicho?

Qualquer profissional autônomo de saúde que trabalhe em domicílio, ou mesmo terceirizando seus serviços, como os anestesistas, deve estar em regularidade com a Prefeitura. Para tanto, é preciso providenciar o Alvará de Autônomo de Ponto de Referência e o Licenciamento Sanitário. De posse destes documentos, qualquer médico-veterinário pode se inscrever no SISBICHO na Coordenação de Zoonoses da Vigilância Sanitária, na Rua do Lavradio, 180, 4º andar, na Lapa.

3. Qualquer pessoa pode cadastrar um animal no Sisbicho?

Não. O cadastro no SISBICHO é feito apenas por técnicos do IVISA-Rio ou por médicos-veterinários de estabelecimentos credenciados pelo Instituto.

4. A aplicação do chip é gratuita?

A aplicação do microchip é garantida e gratuita para cães e gatos atendidos no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV), localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, Mangueira; e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), localizado no Largo do Bodegão, 150, Santa Cruz, e nas ações itinerantes de microchipagem do IVISA-Rio.

5. Qual o padrão do microchip utilizado pelas unidades públicas do IVISA-Rio?

Padrão ISO11784/11785.

6. É necessário aplicar outro microchip nos animais já chipados?

Não. O chip antigo pode ser aproveitado para o cadastro.

7. Quais as vantagens da chipagem do animal de estimação?

Uma delas é que, se o animal se perder ou fugir, o chip permite que o seu dono seja localizado por profissionais da unidade que fez o cadastro no sistema. Outro benefício é que o RGA funciona como uma ferramenta de combate ao abandono de animais, contribuindo para a posse responsável. O SISBICHO também vai auxiliar o município a dimensionar a quantidade de animais existentes em cada região e, consequentemente, a redefinir as ações de saúde pública.

8. Ao cadastrar um animal, os dados do dono ficam expostos na internet para consulta?

Não. Apenas os técnicos do estabelecimento que fez o cadastro e das unidades do IVISA-Rio têm acesso aos dados do proprietário, que pode optar por não disponibilizar as informações. Neste caso, aparecerá apenas o e-mail fornecido durante o cadastro.

9. Após o cadastro, o proprietário recebe algum documento?

Sim. É a carteira de identificação do animal, com direito a foto.

10. O cadastro no SISBICHO permite viajar com o animal?

O cadastro SISBICHO não tem relação com a Guia de Trânsito Animal (GTA), expedida pelo Ministério da Agricultura (MAPA). Os solicitantes deverão consultar as exigências do país (localidade) de destino.

11. Se a carteira for perdida, é possível retirar segunda via?

Sim. Um link para a impressão da segunda via será enviado para o e-mail fornecido pelo proprietário do animal durante o cadastro.

12. No caso de doação ou venda do animal, é possível a transferência de propriedade?

Sim. Basta comparecer à unidade que fez o cadastro e solicitar a troca de proprietário do animal.

13. Em caso de óbito do animal, o cadastro permanece indefinidamente?

Sim. Por isso é muito importante que o dono procure o estabelecimento que fez o cadastro e informe sobre o falecimento para a baixa no sistema ser providenciada.

14. Em quais unidades da prefeitura posso fazer microchipagem e RGA em meu animal?

No Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV), localizado na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, Mangueira; e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), localizado no Largo do Bodegão, 150, Santa Cruz, Rio de Janeiro.